Formação Permanente em Psicanálise

Seminários e Atividade Clínica (2020)

A Formação Permanente em Psicanálise da ȺGHORA Psicanalítica tem como proposta oferecer aos interessados a possibilidade de aproximação com a teoria, apostando nos Estudos e Transmissão como parte integrante do tripé da formação do analista, tal qual Freud nos indica. Sendo um analista o produto de uma análise, como Lacan propôs, sua experiência formativa o implica, para além dos estudos teóricos, em sua análise pessoal e supervisão clínica. Neste sentido, os seminários de formação e atividade clínica objetivam fazer circular o desejo e estreitar os laços da transferência com a psicanálise. A formação é aberta a qualquer interessado na psicanálise e, nesse sentido, não há pré-requisitos para o ingresso, entretanto, há uma escuta das intenções de cada interessado levando em conta sua história de aproximação com a psicanálise e seu desejo pelo trabalho.


1) SOBRE OS SEMINÁRIOS

São temáticos a cada encontro, podendo um tema ser abordado em mais de um encontro. Desenvolvem-se temas fundamentais da psicanálise e/ou temas atuais que exigem um estudo avançado. Os textos de Freud e Lacan servem de base para leitura e discussão. Não há uma sequência de interdependência entre um seminário e os que o sucedem, assim, cada participante pode ingressar sem ter prejuízo no seminário corrente, se não houver participado de seminários do(s) semestre(s) anterior(es). Cabe lembrar, que a formação de um analista passa pela dimensão da sua própria experiência, o que não pode ser prescrito ou encerrado em moldes pré-fixados.

As referências bibliográficas para cada encontro são repassadas aos participantes mensalmente antes de cada seminário.

Os seminários tem duração de 08 horas e intervalo de 15 minutos em cada período, e são ministrados pelo Psicanalista Dr. Maurício Eugênio Maliska.

Cronograma temático 2021:

19 e 20 / março – Seminário: “O pagamento em psicanálise”

16 e 17 / abril – Seminário: “O silêncio em psicanálise”

07 e 08 / maio – Seminário: “A dimensão do ato em psicanálise”

18 e 19 / junho – Seminário: “Toxicomanias”

09 e 10 / julho – Seminário: “Suicídio: o que a psicanálise tem a dizer”

13 e 14 / agosto – Seminário: "Fim de análise”

10 e 11 / setembro – Seminário: “A ética da psicanálise”

22 e 23 / outubro – Seminário: “Narcisismo”

19 e 20 / novembro – Seminário: “Topologia (parte II)”

10 e 11 / dezembro – Seminário: “Grafo do desejo”


2) SOBRE A ATIVIDADE CLÍNICA

A Atividade Clínica consiste na apresentação de casos, por analistas colegas da turma, que estão inscritos e participando da atividade. O analista fala livremente sobre o caso, sem ler ou se apoiar sobre nenhuma anotação ou rascunho. O analista que faz a escuta do caso e coordena a atividade clínica, Maurício Maliska, é o único a poder fazer perguntas ou pontuações para o analista que está apresentando o caso. Após a apresentação, o analista coordenador apresenta a sua escuta do caso, fazendo pontuações e articulações com a teoria. Num terceiro momento, o público presente também participa colocando sua escuta e/ou fazendo perguntas, debate, discussão. Após a apresentação, o analista que apresentou o caso não pode mais falar, apenas ouvir as considerações e comentários.

A atividade clínica tem duração total de 02 horas.


3) SOBRE OS HORÁRIOS E CRONOGRAMA

Seminários: na sexta-feira das 18h às 22h e no sábado das 08h às 12h.

Atividade clínica: no sábado das 13:30h às 15:30h.

Os encontros (Seminários e Atividade Clínica) tem periodicidade mensal, totalizando 10 encontros no ano. O início do trabalho será em março de 2020. As datas estão definidas conforme o cronograma de seminários acima.


4) SEMINÁRIOS ON-LINE

A realidade da pandemia por COVID-19, lançou o desafio de encontrar novas formas de sustentação do desejo pela psicanálise. Pensamos assim, no encontro virtual que, temporariamente (à princípio), substitui os seminários presenciais da formação.

Os seminários acontecem via Skype e o investimento por seminário é de R$100,00 (cem reais) pagos via depósito bancário.

A carga horária é de 4 (quatro) horas por seminário, dividas em 2 horas na sexta-feira (19:00h às 21:00h) e 2 horas no sábado (09:00h às 11:00h).

O tema de cada seminário, segue o calendário proposto para a Formação Permanente.


5) COORDENAÇÃO - 2020

Rosangela Notti - (51) 9 9716 7804

Alexsandro Ferreira Caitano - (48) 9 9837 6288